Ortodontia

Más oclusões são um empecilho para uma boa qualidade de vida, o tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, com uma aparência mais agradável.

Especialidade que tem por objetivo buscar a correção dentária e/ou óssea através de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos funcionais. Este tratamento pode ser realizado em diversas idades, sendo necessário visitas periódicas ao ortodontista para avaliação criteriosa.  São vários os benefícios: além de oferecer um sorriso mais bonito ao paciente, melhora a função mastigatória, promove a harmonia no crescimento ósseo (no caso de crianças), entre outros. Em pacientes adultos oferece a reabilitação do sistema mastigatório, onde a desordem deste sistema pode gerar sintomas como dores de cabeça, dores de ouvido entre outros.

A ortodontia possue hoje uma grande variedade de aparelhos onde um diagnóstico bem realizado gera um plano de tratamento eficaz e em tempo hábil. Entre os diversos tipos de aparelhos estão:

Aparelhos estéticos(safira ou cerâmicos)- muitos pacientes gostam da combinação entre a cerâmica e o metal, pois, é simultaneamente é estético e resistente. Estes braquetes não “amarelam” as “borrachinhas” que são as causas deste incômodo. Para evitar este problema, usamos os elásticos de silicone, aumentando o tempo de permanência da transparência das mesmas.

Autoligáveis- estes bráquetes que utilizam alta tecnologia. Este tratamento permite que o fio deslize livremente dentro do bráquete, com mínimo de atrito, diminuindo o tempo de tratamento e número de ajustes necessários no aparelho. Estes bráquetes não utilizam as famosas borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes, desta forma, os aparelhos estéticos nunca “amarelam”,resultando em maior conforto para o paciente.

Invisalign- utiliza jogos de alinhadores feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo. O paciente retira o aparelho para comer, escovar os dentes e passar fio dental. A troca dos alinhadores é a cada duas semanas.

Braquetes Metálicos- são muito comuns, feitos de aço inoxidável. Atualmente são pequenos e muito mais confortáveis. Maioria dos pacientes gostam de colocar elásticos coloridos, trocados a cada manutenção.

Deixe um comentário